terça-feira, 3 de março de 2009

Espinafres



ESPINAFRE
O espinafre é uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B.
O Ferro é muito importante para a formação de sangue. O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. A Vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções; as Vitaminas do Complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e sistema nervoso, são essenciais ao crescimento e evitam a queda de cabelo.
Por ser rico em Ferro, recomenda-se o espinafre às pessoas anémicas e desnutridas, pois vigoriza o sangue e vence a fadiga.
Esta verdura é boa para combater a hipertensão, a hemofilia, os cálculos renais, a menstruação escassa e dolorida, artrites, escorbuto e diarreias.
O espinafre tem propriedades laxantes. É utilizado para clarear a pele e remover as manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares.
Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insectos.
Para conservá-lo por mais tempo, deve envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo no frigorífico.
A água resultante do cozimento de espinafre não é benéfica ao organismo e não deve ser utilizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário